domingo, 8 de março de 2009

De volta aos holofotes


O senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) foi eleito nesta quarta-feira (4) presidente da Comissão de Infraestrutura da Casa. Ele derrotou por 13 votos a 10 a senadora Ideli Salvatti (SC), indicada pelo PT. A vitória de Collor é resultado do acordo que permitiu a eleição de José Sarney (PMDB-AP) para a presidência da Casa derrotando Tião Viana (PT-AC). (...)

Collor justificou sua candidatura dizendo que a regra da proporcionalidade não é estática e depende de acordo. “Se este parlamento decide suas questões pelo voto, se é pelo voto que se constrói e se consolida o sistema democrático, nada impede a disputa”. (...)

Fonte:
http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1027336-5601,00-COLLOR+DERROTA+PT+E+SE+ELEGE+PRESIDENTE+DA+COMISSAO+DE+INFRAESTRUTURA.html

Para quem não se recorda, ou nem era nascido, Fernando Collor de Mello foi o primeiro presidente do Brasil eleito por voto popular após 21 anos ditadura militar. Seu mandato durara, segundo fontes no wikipedia de 15 de março de 1990 à 29 de dezembro de 1992. Collor simbolizava uma nova era, e entrara com a promessa de recuperar uma economia em crise.

Entrara em cena então, arquitetado pela ministra Zélia Cardoso de Melo, o famoso Plano Collor, que propunha injetar recursos na economia com altas de impostos, o inicio do processo de desestatização de empresas do governo, a criação de uma nova moeda (o Cruzeiro), o fechamento da Embrafilme (autarquia que promovia investimentos ao cinema brasileiro) e a sua medida mais famosa: o confisco das poupanças dos trabalhadores, durante um prazo de dezoito meses.

Com o tempo, o plano veio a piorar a crise, e surgiram denúncias de corrupção envolvendo ele e outras figuras conhecidas, como o tesoureiro Paulo César Farias (o PC Farias), o que provocou uma reação do congresso e da população. Entra aí, os Caras Pintadas, jovens que foram as ruas pedir o impeachment do presidente. Collor então, reprovado por quase todos os segmentos da sociedade, foi afastado do cargo, e teve seus direitos políticos cassados por 8 anos, até 2000.

E agora, quase 17 anos depois de seu mandato frustrado, eis que surge novamente, agora como presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, já eleito senador por Alagoas anteriormente, por voto popular.

Agora eu pergunto, o que esperar do Senado? O que esperar mais da já manchada e injusta política brasileira? O que esperar da reação da população em geral, que por mais indignada que fique, terá sempre como ponto final “Ah, mas isso acontece mesmo, é Brasil”.

E a vida continua...
Danilo Moreira

Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.


FOTO: http://oglobo.globo.com/fotos/2007/03/21/21_MHG_pais_collor21.jpg

8 comentários:

Bruno Silva disse...

é de se indignar com umas coisas dessa.
Temos que fazer alguma coisa...
precisamos relembrar de tudo isso e fazer valer nosso direito : exercer a nossa escolha.
(bs)

Anônimo disse...

Isso não me surpreende não...Fruto do nosso comportamento de aceitação!********Retribuindo a visita****Vou procurar saber do livro.***abraços!

Anônimo disse...

COMO EU JÁ DISSE EU UM OUTRO BLOG, O BRASIL É UM PAÍS SEM MEMÓRIA, A HISTÓRIA ESTÁ AÍ PARA NOS COMPROVAR ESTE FATO, E DIGO MAIS AINDA, CASO UM FIGURA DA POLÍTICA COMO COLLOR OU SARNEY CANDIDATAREM-SE NOVAMENTE À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, TÊM GRANDES CHANCES DE SEREM ELETIOS DEMOCRATICAMENTE PELO VOTO POPULAR... É HORRÍVEL TER QUE ADMITIR ISTO, MAS É MAIS PURA VERDADE: "FAZEMOS O QUE A MÍDA QUER A GENTE FAÇA, SOMOS MEROS FANTOCHES NA MÃO DELA"...


PS: ESPERO QUE A MÍDIA NÃO QUEIRA COLLOR NA PRESIDÊNCIA NOVAMENTE!

Rodrigo disse...

>.<
para ser sincero, ainda estou pensando os 8% que votaram no Maluf! hehe...

meu, por isso que política é foda!! Essas histórias de voto é algo relativo demais...

o que poderia ser justo para todos, não?

abraço! boa semana!

ps: fiz umas alterações lá no html do meu blog... x) vamos ver se melhora aquele problema que vc falou, né?!

Felipe Lucchesi disse...

Eu espero do Brasil apenas,mas dos políticos não espero nada.

Ah,você me add nesse ! Pensei que fosse no outro blog ! Ok...Já te add !!!!

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Danilo!

Estamos bem de representação política em Brasília: Renan Calheiros, Collor, Sarney...hehehe...brincadeira. Essas figurinhas carimbadas continuam lá por causa do povo que insiste em eleger os mesmos coronéis da política. Será que vai demorar mais 20 anos para o povo aprender a votar?

Abraço

[ rod ] ® disse...

Isso é só para reforçar duas verdades... uma popular... que o brasileiro tem memória curta, e outra minha mesmo... esse país, que se chama de Brasil, não é sério... e só.

Abçs meu caro... e estou por aqui.







Novo Dogma:
reiNo...


dogMas...
dos atos, fatos e mitos...

http://do-gmas.blogspot.com/

Diego Moretto disse...

Pois é, oq falar? O povo quis isso de novo. Não tem como questionar.O passado não vem para todos como deveria. Agora é ver onde vai dar isso e tentar remediar com nossa consciencia.
Abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...