domingo, 15 de março de 2009

10 Curiosidadades sobre Chaves


“Chaves?”

“Cara, que falta de assunto!!!”

Não, este rapaz que vos fala graças a Deus ainda não chegou a respirar os ares desta seca que vira e mexe assola muitos blogueiros desse Brasil. Hoje diria que meu maior obstáculo aqui seria a falta de tempo mesmo, devido à faculdade. Mas isso é um mero detalhe... O fato é que agora, este blog também terá um espacinho reservado para curiosidades.

Podem dizer o que quiser, mas a verdade é que, a série mexicana Chaves, criada por Roberto Bolaños (que completou 80 anos no dia 21-02 – em plena atividade e com vários projetos), gravada de 1971 a 1992, se tornou tão brasileira e tão conhecida quanto a música de abertura do Jornal Nacional. Quem já não repetiu os famosos bordões como “você não vai com a minha cara”, ou “já chegou o disco voador”, ou já não teve curiosidade em saber alguns fatos do programa, exibido pelo SBT desde 1984, e que até hoje se consolida como uma das maiores audiências da casa. Chaves dispensa apresentações.

A seguir, 10 curiosidades selecionadas sobre o programa:

1
. Foram feitos mais de 1.000 episódios de Chaves. Atualmente, o SBT conta com 137 episódios, mas este número já foi maior...

2. Chaves estreou no Brasil no programa do Bozo, (exibido no SBT) em 1984 com apenas 13 episódios comprados. Devido ao sucesso, compraram mais lotes de programas em 1986, 1988 e 1991.

3. A música tema de quando o Professor Jirafales e a Dona Florinda se encontram é o tema do filme "E O Vento Levou" em outro arranjo. É a única música reconhecível da trilha sonora desse programa.

4. Durante as filmagens dos episódios que se passam em Acapulco, os atores não tiveram folga para aproveitar a praia: "Trabalhamos todos os dias, durante duas semanas", contou Edgar Vivár (Seu Barriga). O episódio foi feito para promover um hotel do mesmo grupo da Televisa, produtora da série.

5. Angelines Fernandez, a "Bruxa do 71", era considerada uma das mulheres mais bonitas do México, nos anos 40. Acredite se quiser...

6. O filme O Crime do Padre Amaro, de 2003, contou com a participação do ator Héctor Bonilla (sim, ele é um ator de verdade), que é amigo de outro ator do filme, Pedro Amendariz Jr.

7. O primeiro episódio do Chaves foi exibido no dia 20 de junho de 1971, no México. Nesta época, o Chaves era um quadro do programa “Chespirito”.

8. Por que o nome "Chaves"? Trata-se de uma história bem curiosa. "Chavo", na gíria mexicana, significa garoto, menino na idade de travessuras. No caso, o "Chavo" morava em um barril, na vila pobre. Como o movimento labial de Chavo em espanhol é idêntico ao de Chaves em português, foi escolhido esse nome para o garoto.

9. Tangamandápio, local onde nasceu o carteiro Jaiminho, realmente existe. Porém, ao contrário do que retrata-se no humorístico, Tangandápio não é uma cidade, é um vilarejo, que localiza-se na cidade de Cuernavaca, no México

10. Em meados da década de 90, houve um boato, trazido por parte da imprensa brasileira, que dizia que todos os atores que participaram dos seriados Chaves e Chapolin haviam morrido em um acidente aéreo. O fato é que jamais ocorreu acidente deste tipo – pelo menos que tem-se notícia – com o elenco dos humorísticos. Os atores que não mais vivem são: Angelines Fenandes (Dona Clotilde), Ramón Valdez (Seu Madruga), Horácio Bolaños (Godinez) e Raul Padilla (Jaiminho, o carteiro). Todos estes faleceram por outros fatores.


Fontes:
http://www.viladochaves.com/curiosidades.htm
http://www.turmadochaves.com/curiosidades/


Danilo Moreira


FOTO: http://mundochaves.nireblog.com/blogs/mundochaves/template_08040941329/imagenes/mundochaves.header.turma+do+chaves.jpg

10 comentários:

Rodrigo disse...

Cara! Chaves fez parte da minha infância! Hahahah! E não nego que ainda, às vezes, dá aquela vontade de rever um capítulo ou outro... hehe

abraaaço! bom domingo p/ vc!!!

Jéssica Torres disse...

Meu Deus, Tangamandápio realmente existe! Vou incluir na minha lista de "Lugares que quero conhecer"!

Chaves é um clássico, qualquer um da nossa geração certamente já assistiu, e ainda gosta de ver até hoje! Faz parte da nossa cultura já!
Tô sempre com um "Não são pedras, são aerolitos" (certo que é do Chapolin... mas.)

E ô maldade ir pra Acapulco e não aproveitar nem um tiquinho de praia!

Bruno Silva disse...

Até hoje gosto de chaves...
são risadas compradas...
Bom msm.

iti disse...

Bacana essas curiosidades
nunca achei que Héctor Bonilla fosse mesmo um ator..
rsrsrsrs...


adoro chaves...
o sbt poderia comprar mais episodios..
seria massa..

Sandro S. Sorte disse...

Muito bom! Não me canso de assistir chaves, muitas dessas curiosidades eu ja tinha lido ou me disseram em outra ocasião. Só não sabia a respeito do nome "Chavo" e do ator lá hector bonilha!
Enfim, Chaves é Chaves não há mais do que falar!!

Anônimo disse...

eita saudade de Chaves!
não conhecia todas essas curiosidades. aliás, vi O Crime do Padre Amaro e nem notei ninguém de Chaves no filme. fiquei até curiosa agora!

essa história do acidente de avião pegou muita gente, ainda bem que foi esclarecido! hehe

ótimo post!

Anônimo disse...

CHAVES É CLÁSSIVO NÉ...
NÃO ME CANSO DE ASSISTIR E RIR DAS MESMAS PIADAS, AHAAHAHAAHAAHAH... ACHO QUE JÁ DECOREI TODOS OS EPISÓDIOS, JÁ ASSISTO FALANDO O TEXTO JUNTO COM OS ATORES.. HAHAAHAHA....
CHAVES É MUITO BOM...
BELO POST...

FLWS

Anônimo disse...

Oi!

Adorei as curiosidades. Acho que Chaves fez parte da infância de várias gerações. Às vezes, quando estou em casa, paro para assistir um pouco, mesmo já sabendo o que vão falar sempre dou risada.

Obrigada por visitar meu blog, e fique à vontade para postar o texto em seu blog, ele é de autoria de Mentor Muniz Neto, está circulando em vários blogs.

piu! disse...

É "legalzinho". Gostava bem mais quando era criança.

Gostei da foto, mas cadê o Kiko (acho que é assim que se escreve)????

"Você não vai com a cara dele???"

hehehe...

Anônimo disse...

Chavez sequestra nossos sorrisos facil !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...