sábado, 22 de janeiro de 2011

Twitter: dois lados


Desde o ano passado sou um usuário do Twitter (caso você não conheça, clique aqui). Certa vez, comentei no trabalho o quanto eu estava viciado no site. E como resposta, ouvi: “Não vejo graça. O que me interessa ver alguém escrevendo o tempo todo baboseiras que nada mudam a minha vida?”. Nesses dias me peguei pensando sobre essa utilidade. Com base nisso, venho trazer neste post dois exemplos bem interessantes, e opostos, sobre como essa rede social pode sim interferir na vida de uma pessoa.

Há o lado útil. Diante das tragédias causadas pelas chuvas na região serrana do Rio de Janeiro, observa-se uma verdadeira legião de celebridades e anônimos que a todo tempo trocam informações e divulgam locais para a arrecadação de mantimentos e doações por todo o Brasil, além de informações dos próprios moradores sobre o que ocorre nos locais arrasados. Um dos maiores exemplos que conheço de pró-atividade dentro de uma rede social é o @vozdacomunidade, um perfil do jornal homônimo comandado por Rene Silva, de apenas 16 anos, que foi muito noticiado no ano passado, na época das operações no Complexo do Alemão. Neste mesmo perfil, o jovem, trazia notícias do que ocorria de lá de dentro. Após o fim da operação, o que se vê é o @vozdacomunidade sempre organizando vários eventos e campanhas para as comunidades.

Rene, com o Jornal Voz da Comunidade

Mas, tem um outro lado, o para denegrir. Na noite do dia 16 para 17 de janeiro, olhei nos Trending Topics, e lá aparecia o nome da atriz Florinda Meza, intérprete da Dona Florinda do seriado mexicano Chaves. Ao clicar lá, me deparei com a notícia de que ela havia morrido, espalhada por um perfil fake da apresentadora Paty Chapoy, e confirmado por vários sites pelo mundo. Alguns canais como a CNN mexicana já trataram de desmentir o fato, mas, a onda de boatos no Twitter obrigou a própria Florinda a criar um perfil apenas para esclarecer que não estava morta:

clique na imagem para visualizá-la melhor

Ainda no perfil, a atriz, atualmente com 62 anos, pedia para muitos de seus fãs para repassarem a mensagem para acabarem os rumores. Pelo jeito, nem as novas tecnologias conseguem escapar do velho mal dos boatos. Só que nas redes sociais, o ele parece se espalhar na velocidade da luz. Pobre do artista que acaba por ter a sua vida atormentada por tantos boatos.

Fora as piadas de mau gosto, seja de quem for, seja do que for. Nem a tragédia no Rio foi poupada das piadas maldosas. Quando Dilma foi eleita, uma garota postou ofensas a nordestinos, o que gerou uma grande revolta por parte dos twitteiros. Outros realmente postam coisas muito inúteis, e que talvez, deveriam nem ultrapassar as paredes de um banheiro.

E esse é o Twitter, que assim como outras redes sociais e a Internet em si, é uma ferramenta usada tanto para o bem, quanto para o mal. Muita gente ainda vê as novas tecnologias apenas como algo negativo, que nada, acrescenta a vida das pessoas. Não é bem por aí. O problema não é a ferramenta, mas sim, quem e como decide utilizá-la. E diferente da televisão, onde nem sempre temos opções interessantes para assistir, na web, podemos escolher qual conteúdo desejamos consumir, basta ter o discernimento para tal, e saber que nada do que se posta na internet é 100% falso, ou, 100% verdade absoluta.

Danilo Moreira

Gostou do blog? Então, não o perca de vista. Assine o feed, adicione nos seus favoritos ou seja um seguidor. Obrigado pela visita ao Ponto Três!

FOTO:
http://guebala.blogspot.com/2010/11/voz-da-comunidade.html
http://www.joaobem.biz/blog/5-dicas-para-usarmos-o-twitter-nos-nossos-negocios/

3 comentários:

alan david disse...

o twitter conseguiu ter um papel muito importante na internet, justamente a da rapidez e igualdade de infomações.

diversas datas ou acontecimento que ninguem sequer ia perceber, notamos através do twitter porque a informação vai se propagando de uma forma tão rápida e veloz.

Tiago Martinez disse...

Não vivo sem o twitter :(
Já estou seguindo você no Google Conect Friend!!!
Parabéns pelo blog

Gilson Alves disse...

Boa reflexão amigo Danilo. Criei um perfil no twitter no ano passado, pois na clipadora onde eu trabalhava fiz um projeto sobre redes sociais. Mas nao sou um garoto tão conectado, entao nao utilizo a ferramenta. Refletindo sobre suas colocações, acho q como qualquer outra ferramenta da internet é necessario discernimento para utiliza-las, porque como os exemplos q vc colocou podem ser utilizadas para o bem ou para o mal! Otimo post

gilSon alvess
http://gilsonalvess.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...