sexta-feira, 10 de junho de 2011

Ponto Retrô - Programa Livre (Anos 90)



Olá, leitor!

De volta, o Ponto Retrô! Para quem não conhece, é uma sessão que trata de antigas atrações, principalmente da televisão e que fizeram história.

O programa de hoje é um verdadeiro símbolo da juventude dos anos 1990. É até hoje lembrado como uma grande referência quando o assunto é entretenimento para essa faixa etária. Comandado por Serginho Groisman, o Programa Livre é a nossa atração de hoje. Segundo o Wikipedia, a estréia ocorreu em agosto de 1991, como parte das comemorações dos 10 anos do SBT. Serginho chegou a sugerir a Silvio Santos para que se chamasse de “Fala, garoto”, mas: “Ele falou: ‘não! Vai ser Força. Jovem’. E eu disse que parecia torcida organizada. Daí lembrei que, quando eu ia ao cinema, por causa da censura, tinha um selo antes de começar o filme escrito “Programa Livre”. Dei esse nome por causa disso. E o ‘Fala, Garoto’, o Silvio sabiamente pegou e registrou para o SBT. Nunca poderei ter um programa com esse nome”, contou o apresentador, em entrevista à sessão Gente do site IG, em fevereiro deste ano.

Logo, o Programa Livre se tornou febre nas tardes da semana. Uma marca do programa eram as legendas enormes e multicoloridas, que mudavam de cor o tempo todo como um pisca-pisca, um recurso até então inédito em atrações da emissora. Além disso, bonecos animados eram colocados enquanto as bandas se apresentavam, além de efeitos de chuviscos em suas roupas. O programa contava com vários quadros, entre eles, gincanas, e promoções inusitadas (como a de quem tivesse o tênis mais surrado jogava-os para o apresentador e ganhava um produto).

Entrevistas memoráveis


Mas, com certeza o que de fato marcou o Programa Livre foram as entrevistas e apresentações musicais. Bandas e cantores que fizeram história na música nacional e internacional passaram por lá. Legião Urbana, Mamonas Assassinas, Chico Buarque, Tim Maia, Scorpions, Kiss, Alanis Morissette, entre outros, fizeram participações memoráveis, intercaladas com entrevistas interativas com o público. Atores e atrizes mundialmente conhecidos, como Sandra Bullock, também marcaram presença. Outras celebridades mais inusitadas, como Inri Cristo, também participaram do programa. Para fazer as perguntas, bastava um jovem levantar a mão, o apresentador lhe passava o microfone, acompanhado de um “Fala, garoto (a)!”, famoso bordão que se tornou sua marca registrada.

Momentos inusitados também marcaram aquele palco. Segundo o site SBT World, em uma participação da cantora e atriz mexicana Thalia, um garoto perguntou se ela realmente havia tirado uma costela para ficar mais magra. Thalia não respondeu, pediu que o jovem descesse da platéia, levantou os braços e convidou-o a apalpá-la para ele mesmo tirar as suas conclusões. Era muito comum surgirem perguntas que deixassem os entrevistados na saia justa (ou até mesmo quem perguntou), isso quando nesse meio não rolavam cantadas (na maioria, baratas), tanto por parte da platéia como até mesmo do entrevistado, normalmente em tom de brincadeira. Assuntos como sexualidade, drogas, e outros temas polêmicos também eram discutidos e com participação de especialistas.

Herdeiro e antecessor


Não é a primeira vez que Serginho tem esse tipo de experiência com o público jovem. Ela vem dos tempos em que comandou o Matéria Prima (inicialmente no rádio, que depois foi para a Tv Cultura, no final dos anos 80), que seguia a mesma linha.

Em 2001, Serginho foi para a Tv Globo, onde lá, começou a apresentar o Altas Horas, considerado herdeiro do programa, com algumas modificações, principalmente no horário, sendo exibido nas madrugadas de sábado. A atração está no ar até hoje, assim como em alguns momentos, o velho bordão “Fala, garoto”. Apesar de manter bons índices no horário, a atração nem de longe tem a repercussão propagada pelo seu antecessor.

Os últimos dias do Programa Livre, antes de ser extinto no mesmo ano, contou com o revezamento de vários apresentadores, dentre eles, Cristina Rocha, Márcia Goldschmidt, e Ney Gonçalves Dias, segundo o Wikipedia.

Respeito à inteligência do jovem

Quantas atrações você mesmo já viu que mostram jovens como sujeitos que fazem de tudo, menos algo de útil? Futilidades, casos inusitados, infantilidades e estereótipos, lamentavelmente são comuns em atrações destinadas à esse público. O Programa Livre era um oásis dentro desse cenário. Era bacana ver a juventude da época (lembrando que estamos falando dos anos 90 – onde acesso à Internet e à informação era bem mais limitada), discutindo sobre assuntos adultos e dialogando com artistas e especialistas. Ele realmente se tornou uma representação de seu tempo. Felizmente, Serginho, nos seus atuais 61 anos, continua na ativa e investindo nesse formato, ainda que em outra faixa de horário e em outros tempos (hoje, no Altas Horas, rola até mesmo perguntas via Webcam de gente espalhada pelo mundo). Outros programas com formato um pouco parecido, como “Ao Ponto” (Tv Cultura), comandado pelo psiquiatra Jairo Bauer, também promove esses debates. É uma questão de respeito com um público que mais do que nunca está informado, e ainda que haja várias criticas à essa geração, eles (estou ficando velho, não me incluo mais nessa faixa rs) ainda tem muito que dizer.



Para matar a saudade, veja a vinheta de abertura do Programa Livre:


Isso é tudo. Até a próxima sessão Ponto Retrô!

Danilo Moreira



Gostou do blog? Então, não o perca de vista. Assine o feed, adicione nos seus favoritos ou seja um seguidor. Obrigado pela visita ao Ponto Três!

FONTES:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Programa_Livre
http://nostalgics.wordpress.com/2011/02/09/programa-livre/
http://www.jornalnh.com.br/blogs/parabolica/310551/la-dos-anos-90-programa-livre.html
http://gente.ig.com.br/serginho+groisman+aposentar+e+uma+coisa+inimaginavel/n1238084866047.html
http://www.tvediversao.com/2010/12/bau-do-esquecimento-relembre-o-programa.html
http://www.sbtworld.com.br/2010/10/coluna-reviver-programa-livre.html

FOTOS:

http://tvcontacto.wordpress.com/2009/05/10/programa-livre-pode-voltar-em-julho/
http://assuntoemquestao.wordpress.com/2011/01/23/vida-inteligente-na-madrugada/
http://telespectados.blogspot.com/2011/01/programa-livre-da-disputa-por-audiencia.html
http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL389116-9798,00SERGINHO+GROISMAN+ESTREIA+NOVO+CENARIO+DO+ALTAS+HORAS.html

2 comentários:

Gilson Alves disse...

Muito boa a matéria, tenho um gosto especial por essa sessão... Nao me lembro muito dos anos 90 (eu era apenas uma criança hehe), mas lembro da influencia positiva do Programa Livre... faz falta!

Gilson Alves
gilsonalvess.blogspot.com

Marcelo A. disse...

Agora, tu tocou fundo, Danilão! Cara, lembro do Serginho no Matéria Prima, que, aqui no Rio, era transmitido pela TVE. Depois, lembro da sua ida pro SBT. Olha, esse foi o programa que mais foi maltratado pelo Sílvio, pois foi um verdadeiro pingue-pongue, ia de um horário pro outro na grade de programação: manhã, tarde, noite, madrugada... Mas era mesmo ótimo! Aqui em casa, éramos viciados... meus irmãos, eu, até minha mãe! E você falou tudo: era grandioso um programa como esse, numa época tão carente de informação.


ÊÊÊ, anos 90! Saudades!

:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...