sexta-feira, 5 de abril de 2013

Antes e Depois - Intérpretes do programa Glub Glub



Olá!

Hoje a Sessão Antes e Depois vai falar de três intérpretes de um programa que marcou uma geração principalmente nos anos 1990.

Glub Glub, atração produzida pela TV Cultura de São Paulo entre 1991 e 1994 se passava no fundo do mar. Um casal de filhotes de peixes, Glub (Gisela Arantes – segundo o blog Furiosidade, Cecília Homem de Mello também interpretou-a em alguns episódios) e Glub (Carlos Mariano) encontravam-se em frente a uma televisão abandonada e que funcionava por meio de um peixe-elétrico. Os amigos dialogavam de maneira bem humorada sobre dilemas da infância enquanto assistiam a vários desenhos. O programa fugia da linha das animações norte-americanas e orientais que dominavam as programações da época, e exibia produções alternativas de países europeus como Alemanha, República Tcheca, Inglaterra, França e Bélgica. Chegaram a ser exibidos mais de 40 desenhos diferentes em 600 episódios do programa. Tempos depois, os peixinhos ganharam uma nova amiga: a carangueja Carol, interpretada por Andrea Pozzi. Na segunda versão do programa, em 2006, apenas os peixes participavam e a televisão exibia vídeos ecológicos.

Hoje iremos conhecer os três atores que deram vida aos personagens de Glub Glub.

Gisela Arantes


É atriz, diretora, cineasta, educadora e produtora cultural. Formou-se atriz pelo Teatro Célia Helena (1981) e em cinema pela Universidade Anhembi Morumbi (2008), além de outras especializações. Atuou em peças como “Àbaco” (1992), de Antonio Calloni, “Romeu e Julieta” (2002), de William Shakespeare e direção de Wiliam Pereira, e em peças de sua autoria como “Naufrago – A imagem do Azul” (1998/2000) e “Amor de todas as coisas e um pouquinho mais” (2001). Atuou em longas como Terra Estrangeira (1996), de Walter Salles e o “O Sétimo artesão” (1982), de Anna Muylaert. Comandou um programa pela Rádio América e participou de radionovelas na Eldorado. Na televisão, fez participações em episódios da série “Retrato Falado”, Telecurso 2000, e em especiais de Dercy Gonçalves na Tv Record.

Desde 1995, integra a Brasil Soka Gakai Internacional (BSGI), afiliada à SGI, ONG de filosofia humanista com sede no Japão e pertencente à ONU. Gisela atua em projetos voltados para a Educação, Cultura e Paz.

Também produziu exposições como “Eternos Tesouros do Japão”, no MASP em São Paulo, e ministrou oficinas de teatro e dramaturgia em entidades como o SESC e em instituições particulares. Dirige, desde 2009, a Umiharu, empresa que desenvolve projetos socioculturais voltados principalmente para crianças.

Carlos Mariano


Começou a atuar em 1978 em Jundiaí, interior de São Paulo, no Teatro Estudantil Rosa (TER). Mudou-se para a capital em 1986 em trabalhou em diversas produções. Atuou em alguns filmes como “A Inútil Morte da Sra Lira” (1989), “Contrastes” (1991) e “Chico Xavier” (2010). Na televisão, além de trabalhar por sete anos em Glub Glub durante a década de 1990, fez participações em produções como o câmeraman Cabrera do seriado “Minha Nada Mole Vida” (Tv Globo, 2006), o empresário Henrique Romeu Pinto nas esquetes de “Câmera-Café” (SBT, 2007-2008), e na versão brasileira de “Carrossel” (SBT, 2012), como o vilão Dedinho, que sequestra Maria Joaquina.  Atualmente, está em cartaz em São Paulo com a peça “Trair e Coçar e Só Começar”, comédia de Marcos Caruso, além de uma participação na série “Contos de Edgar”, produção de Fernando Meirelles, que começou a ser exibida nessa semana pelo canal pago Fox .

Andrea Pozzi


A atriz que viveu a carangueja Carol licenciou-se em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes Alcântara Machado, frequentou a Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo, atuou ao lado de personalidades como Celso Frateschi, Cacá Rosset, Roberto Lage e Beth Lopes. Foi apresentadora na TV Cultura e fez participações em atrações da Globo. Atuou no longa “Contos de Lygia” (1998) de Del Rangel, ao lado de nomes como Gianfrancesco Guarnieri e Natália Timberg. Infelizmente a atriz nos deixou em 2005, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em Coimbra, Portugal, onde segundo as pesquisas morou nos últimos anos, trabalhando principalmente com teatro.    

Sentiu saudades do Glub Glub? Então assista a uma entrevista concedida na comemoração dos 20 anos do programa em 2011, no especial Cultura Retrô, com alguns trechos da época e muitas curiosidades. Vale a pena assistir. 




E por hoje é só. Espero que tenha gostado. Até a próxima!

Danilo Moreira

Gostou do blog? Então, não o perca de vista. Assine o feed, adicione nos seus favoritos, ou seja um seguidor. Obrigado pela visita ao Ponto Três.

Fontes: 

http://minilua.com/desenhos-antigos-glub-glub/
http://pt.goldenmap.com/Carlos_Mariano
http://caras.uol.com.br/noticia/atores-se-vestem-e-relembram-glub-glub-da-tv-cultura-carlos-mariano-gisela-arantes-cultura-retro#image0
http://nostalgiadatv.blogspot.com.br/2013/01/glub-glub-parte-1.html
http://www.umiharu.com.br/novo/gisela.php
http://jordanalimaduarte.blogspot.com.br/2011/06/entrevista-gisela-arantes-traz-os.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Mariano
http://pt.wikipedia.org/wiki/Glub-Glub
http://caras.uol.com.br/noticia/atores-se-vestem-e-relembram-glub-glub-da-tv-cultura-carlos-mariano-gisela-arantes-cultura-retro#image0
http://cultureba.com/index.php?option=com_content&view=article&id=18491:ator-que-interpretou-peixinho-de-glub-glub-vira-bandido-de-carrossel&catid=34:novidades&Itemid=28
http://furiosidadeblog.blogspot.com.br/2013/01/como-estao-os-atores-de-glub-glub.html
http://veja.abril.com.br/blog/temporadas/tag/contos-do-edgar/
http://atarde.uol.com.br/cultura/materias/1494241
http://veja.abril.com.br/blog/temporadas/series-brasil/fox-international-prepara-series-nacionais/
http://www.antoniocalloni.com/curric04.htm
http://www.dgabc.com.br/News/90000231651/espetaculos-agitam-sao-paulo.aspx?ref=history
http://www.terra.com.br/cinema/festivais/curitiba_longas.htm
http://www.cenalusofona.pt/mem2003/eia.htm
http://sopadepedra.blogspot.com.br/2005/01/andrea-pozzi-1968-2005.html

Fotos: 

http://www.osmais.net/nostalgia/serie-desenhos-infantis-infancia-com-glub-glub/
http://superheroisemgeral.blogspot.com.br/2013/02/carlos-mariano.html
http://www.cenalusofona.pt/mem2003/eia.htm

5 comentários:

Cláudia Benevides disse...

Na minha cidade não tinha TV cultura na época do programa, infelizmente não tive a oportunidade de viver essa fase. Adoro viver nessa era digital que podemos resgatar programas de qualidade e assistir qtas vezes quiser!

Unknown disse...

ér sempre bom recordar esses programas , principalmente esses que realmente eram bons ... os da Tvcultura sempre foram os melhores no gênero

Fábio Flora disse...

Puxa, muito bacana rever essa galera! Mesmo já adolescente, de vez em quando eu mergulhava no "Glub glub". Abraços e sucesso com o blog!

Rockfeller disse...

agora senti uma saudade imensa- postei no goggle procurando os possiveis personagens e fiquei muito feliz, e cm saudades dessa epoka

Rockfeller disse...

o glub glub foi para mim e muitos uma lembrança, hj quando vejo esses momentos me orgulho muito do meu tempo, na epoca a gente nao tinha entendimento de que futuramente fikariam tao markado, assim como outros interpretes d tantos outros desenhos merecem tmb uma homenagem ,bj

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...