terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

O bloco do vandalismo e as máscaras do Carnaval



Vandalismo. Essa é a palavra que mais traduz a final da apuração do grupo especial das escolas de samba de São Paulo 2012.

Para quem não sabe, na tarde de hoje (21), enquanto era anunciada as notas no quesito Comissão de Frente, o integrante da diretoria da Império de Casa Verde, Tiago Ciro Tadeu Faria, 29 anos, burlou a segurança e pulou para a mesa dos jurados e rasgou envelopes onde continham as votações. A partir daí, o que se viu foram várias torcidas promovendo quebra-quebra e muita confusão. Já do lado de fora, torcedores da Gaviões da Fiel atearam fogo a um carro alegórico da Pérola Negra. Cinco pessoas, incluindo o causador do tumulto e um torcedor da Gaviões (Cauê Santos Pereira, 20 anos, detido por atirar objetos), foram presas. Segundo informações exibidas no Jornal Nacional, Faria já tinha passagem na policia e já tinha até uma condenação desde 2005. 

Na maior parte das redes sociais, a Gaviões da Fiel foi apontada como a única e principal causadora do tumulto, como se outras escolas também não tivessem o seu grau de participação. Já boa parte da turma do “odeio carnaval” aplaudia de pé o fato e reforçava o seu pensamento de abolir o evento das terras brasileiras, além das piadas com tudo e com todos, de praxe (e admito, algumas muito bem feitas que nem o bom senso é capaz de conter o riso).

O fato é que isso abre o leque para várias questões polêmicas. Uma delas é a influência do fanatismo das torcidas nas escolas de samba. E outra questão, tão grave quanto, é sobre a incógnita que se formou diante da forma como foi feita a apuração, já que houve a troca de jurados, e uma reunião a portas fechadas com representantes das escolas que chegou a atrasar o início da apuração e acusações por parte de alguns membros de favorecimento e compra de votos. 

Não é novidade a suspeita (ou certeza) de que existe manipulação na votação das escolas de samba. O fato é que hoje se estourou uma bomba que talvez estivesse engasgada na garganta de muitos que acompanham aquele processo, e que de alguma forma se sentiam prejudicados. Acho que isso é mais que o suficiente para abrir os olhos de todos sobre o que acontece lá dentro. “Mas isso é Brasil, é comum. Se na política, no futebol, até na vida cotidiana, manipulações acontecem, porque na festa mais famosa do país isso também não poderia acontecer?”, diz o senso comum. “Em outras palavras, onde há fumaça, há fogo”.

E o resultado foi esse: vandalismo, um carro destruído de uma escola que nada tinha a ver com a história, e uma grande festa que terminou como uma notícia policial, e que terá desdobramentos.

Outra questão que também defendem é a abolição do Carnaval de São Paulo de torcidas e até de escolas ligadas à times de futebol, assunto que também não é novidade. Acredito que até poderia ajudar, mas se a intenção é acabar com a violência, de nada adianta abolir essas escolas do grupo especial, se os vândalos dentro das torcidas organizadas continuarem aprontando o que querem sob a sombra das cortinas da impunidade, seja no carnaval, ou nos próprios jogos.

Que o fato de hoje traga boas lições a todos. Pena que nem todas as pessoas têm maturidade ou a cabeça aberta, pelo menos, para entender onde estão mesmo os verdadeiros vilões e culpados dessa história. E não estou falando de nenhuma escola...

Mas, enfim, desejo apenas que seja feita a justiça, seja para quem for.

E agora pouco foi anunciado: a Mocidade Alegre é a campeã do Carnaval 2012. 

Até a próxima. E feliz ano novo!

Danilo Moreira

Gostou do blog? Então, não o perca de vista. Assine o feed, adicione nos seus favoritos ou seja um seguidor. Obrigado pela visita ao Ponto Três.

Mais noticias sobre o assunto:

FOTO: Reprodução/ Tv Globo

2 comentários:

Anônimo disse...

Achei ridículo o que eles fizeram. A ideia do carnaval e a diversão e é preciso saber perder.

http://thebookofmydreams.blogspot.com

Unknown disse...

Acho ridículo quem não sabe perder. Mesmo que alguem achasse que houve roubo/fraude não deveria ter feito aquilo... Vi em um site vários comentários e ali imperava (mais uma vez) a antiga guerra "SP x RJ". Quanto à torcida do Corinthians, eles são acostumados a fazerem isso e a mídia dando uma super atenção, então...! Já fizeram isso várias vezes, outro ano foi por não terem tido nenhum 10, outras vezes por eles nunca conseguirem mais do que o 5º lugar.

diogopensamentos.blogpsot.con

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...